FAE-SC já permitiu crédito para mais de 1.200 empresas em SC

janeiro 20, 2022 0 By Jaqueline Bassetto

Mais de 1.200 empresas tiveram acesso ao crédito em 2021 graças a criação do Fundo de Aval do Estado de SC. 

Desde sua disponibilização aos empreendedores, o Fundo já viabilizou o financiamento de mais de R$ 132 milhões. Nas operações das linhas de crédito Recomeça SC, que atendeu empreendedores de Presidente Getúlio, Ibirama e Rio do Sul, atingidos por enxurrada, e SC Mais Renda Empresarial, esta foi a única modalidade de garantia. Ambas as linhas tiveram juros 100% subsidiados pelo Governo do Estado de SC.

“O Fundo permite maior pulverização do crédito, uma vez que podemos financiar recursos para aquelas empresas que não teriam acesso conosco, por não possuírem ou conseguirem garantia real para ofertar”, destaca o presidente Eduardo Machado.

O FAE-SC foi criado pelo Governo do Estado para permitir que aquelas empresas sem garantias reais disponíveis pudessem ter a oportunidade de acessar recursos com o Badesc.

Outros Fundos

Para proporcionar ainda mais acesso ao crédito para os empreendedores catarinenses, o Badesc firmou parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) para criar, regulamentar e colocar em operação um sistema de garantias. O objetivo é garantir linhas de crédito destinadas aos associados da ACATE e operacionalizadas pelo Badesc. Os empreendedores interessados nesta modalidade devem fazer a solicitação diretamente com a ACATE.

Parceria semelhante já havia sido firmada pelo Badesc com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Desde 2020 a ACIF atua como garantidora das operações dos seus associados junto ao Badesc. O modelo de parceria despertou interesse de outras associações em SC, que estão estudando o assunto para implantação a partir de 2022.