Lançada pela ALESC a 8ª edição do prêmio Responsabilidade Social 2018

junho 21, 2018 0 By enio

A Assembleia Legislativa e organizações parceiras lançaram no dia 21 de junho o Edital 2018 da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC. A iniciativa é destinada a reconhecer empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão. A inscrição é eletrônica e ficará disponível no site até o dia 17 de setembro.

Podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2017. As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque.

De acordo com a presidente da Comissão Mista responsável pela Certificação de Responsabilidade Social, Elisângela Schappo, a cada ano são promovidos ajustes e atualizações no edital do certame, buscando atualizar as regras de acordo com a legislação vigente, bem como aprimorar o processo e estimular a participação das organizações que atuam em prol do bem-estar da sociedade e do meio ambiente.
“Neste edital foram feitos alguns ajustes no processo avaliativo das candidatas na categoria micro e pequena empresa, considerando suas particularidades. Espera-se, com isso, aumentar a adesão de um segmento que se mostrou inexpressivo nas edições anteriores”, destaca Elisângela. Além disso, a clareza e a publicitação do balanço social apresentado pelas candidatas ganharam mais destaque no Edital 2018, conforme a presidente da comissão.

Ao final do julgamento, as organizações agraciadas com troféus serão convidadas a participar de um seminário aberto ao público para apresentação dos cases premiados, bem como para disseminar as boas práticas de responsabilidade socioambiental que justificaram o destaque na premiação.

Participação
Em 2017, a comissão recebeu 100 inscrições e certificou 60 empresas privadas, empresas públicas e entidades cujos balanços sociais atenderam aos critérios previstos no edital. Foram premiadas com troféu quatro empresas e duas organizações do terceiro setor que obtiveram as melhores pontuações na avaliação de seus balanços sociais e projetos desenvolvidos.

Promovida pela Assembleia Legislativa, a Certificação de Responsabilidade Social é realizada anualmente desde 2011. Nesta 8ª edição, a Comissão Mista é composta por 11 organizações públicas e da sociedade civil.

Cronograma 2018

Inscrição – 21/06 a 18/09
Consulta Pública –  25/09 a 14/10
Resultados –  23/10/18
Recursos – 24/10 a 30/10
Resultado Final – 14/11
Premiação – 10/12

Entidades que compõe a Comissão Mista 2018:
– Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc)
– Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc)
– Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)
– Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
– Federação Catarinense de Municípios (Fecam)
– Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)
– Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio)
– Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc)
– Fórum Estadual das Microempresas (Fempe)
– Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICom)
– Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) 

Mais informações:
http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/